ALPARSLAN TÜRKEŞ
![]() |
| Alparslan Türkeş em 1993 |
Alparslan Türkeş [nascido Ali Arslan ou Hüseyin Feyzullah*] (Nicósia, 25 de novembro de 1917 — Ancara, 4 de abril de 1997), foi um militar, economista, político e escritor turco.
Em 1932, Türkeş emigrou do Chipre para à Turquia com a sua família. Ele entrou no liceu militar em Istambul em 1933 e completou os seus estudos secundários em 1936. Türkeş, que ingressou no exército já como tenente em 1938, mais tarde ingressou na Academia Militar Turca e formou-se no posto de Major do Estado-Maior.
EDUCAÇÃO NORTE-AMERICANA
Após a Segunda Guerra Mundial, Türkeş participou do concurso aberto para oficiais a serem enviados aos EUA para treinamento em 1948, e se tornou uma das 16 pessoas aprovadas nesse exame. Nos EUA, Türkeş, estudou "contraguerrilha" por dois anos, primeiro na Academia Militar Americana no Kansas e depois na Escola de Infantaria Americana na Geórgia, como parte das atividades anticomunistas promovidas pelo governo dos Estados Unidos durante a Guerra Fria.
RETORNO À TURQUIA
Retornando à Turquia após sua educação nos EUA, Türkeş foi transferido para a Escola de Contraguerrilha Çankırı com o posto de capitão, onde serviu como "professor de contraguerrilha" por dois anos e meio. Depois de passar no exame da Academia Militar, ele foi para Istambul e se formou na referida escola com o posto de major (94º ano, posto nº 39).
MISSÃO NOS EUA
Ele fez o exame de missões estrangeiras em 1955 e começou a trabalhar no Pentágono, serviu no comitê de representação do Estado-Maior Turco no Comitê Permanente da OTAN em Washington D.C. onde ele estudou economia internacional e permaneceu nos EUA até 1957.
VIAGEM A ALEMANHA
Em 1959, ele foi enviado para Europa Ocidental para estudar Energia Atômica e Nuclear na Alemanha, onde foi promovido ao posto de coronel e nomeado gerente da filial da OTAN do Comando das Forças Terrestres.
VIDA POLITICA
Após aderir em 1963 ao Partido Republicano da Nação Camponesa (em turco: Cumhuriyetçi Köylü Millet Partisi, CKMP) foi eleito como seu presidente. Em 1969 o CKMP foi renomeado Partido de Ação Nacionalista (em turco: Milliyetçi Hareket Partisi, MHP), com Türkeş atuando como presidente do partido entre 1969 e 1997.
Türkeş entrou no parlamento como deputado pelo MHP nas eleições gerais turcas de 1965, 1969, 1973, 1977 e 1991, e entre 1975 e 1978 serviu como vice-primeiro-ministro na direitista Frente Nacional formada pelo MHP e demais partidos de direita que tinha Süleyman Demirel como primeiro-ministro. Essa aliança direitista foi fundamental para a sobrevivência da Turquia, porque na época tal como em outras partes do mundo, o país enfrentava uma terrível instabilidade política promovida por extremistas de esquerda interessados em tomar o poder a força, por meio de; infiltrações nos partidos políticos, nas universidades e por meio de guerrilhas promovidas e financiadas pela União Soviética. Os treinamentos de inteligência para o combate a extremistas de esquerda adquiridos por Türkeş quando ele esteve nos EUA, foram implementados na Agência Turca de Inteligência e Segurança Nacional e foram fundamentais para manter a Turquia unida e firme diante das ameaças Soviéticas.
Neste período, Türkeş publicou diversas obras, entre as quais, Doutrina Nacional / Nove Luzes** (em turco: Millî Doktrin / Dokuz Işık) é a mais famosa.
VIDA PESSOAL
Türkeş casou-se duas vezes e teve sete filhos. Ele casou-se com Muzaffer Hanım em 1940 e tiveram quatro filhas (Ayzit, Umay, Selcen e Çağrı) e um filho (Tuğrul). O casamento durou até à morte da sua esposa em 1974. Em 1976 Türkeş casou-se com Seval Hanım e tiveram uma filha (Ayyüce) e um filho (Ahmet Kutalmış).
Türkeş morreu de um ataque cardíaco aos 80 anos em 4 de abril de 1997. O anúncio da sua morte foi atrasado por cinco horas enquanto eram tomadas medidas de segurança em toda a Turquia; depois disso, milhares dos seus apoiantes compareceram ao Hospital Bayindir, a cantar: "Os líderes nunca morrem". O seu funeral foi realizado na Mesquita Kocatepe em Ancara onde milhões de cidadãos turcos compareceram para se despedir de Türkeş. Ele foi sepultado no cemitério Beştepe em Ankara.
LEGADO
Türkeş é uma figura fundamental no nacionalismo turco e no panturquismo desde o início da década de 1940 em diante, com respeito igualável entre os turcos, ao fundador da Republica da Turquia, Mustafá Kemal Atatürk. Türkeş é um dos poucos políticos turcos respeitados e reverenciados por políticos e personalidades de todos espectros políticos da Turquia e de todos os demais países e regiões do Mundo Turco. Pouco depois da sua morte em 1997, o antigo presidente turco Süleyman Demirel afirmou que a sua morte tinha sido "uma grande perda na vida política da Turquia". De forma similar, a primeira mulher a ser primeiro-ministro da Turquia, Tansu Çiller, descreveu-o como um "indivíduo histórico”.
NOTA
_______________________________________________________________
* O verdadeiro nome de Türkeş é contestado. Em sua biografia oficial, afirma-se que o seu nome era Ali Arslan, e em outras fontes, afirma-se que Hüseyin Feyzullah era seu nome de nascimento.
** Alparslan Türkeş ainda era vivo na época da publicação deste livro
